segunda-feira, 28 de julho de 2008

Grêmio: 25 anos da conquista da América

O Grêmio comemora hoje os 25 anos da conquista da América. Me lembro do jogo pela TV e do lance impressionante do Renato Gaúcho que fez emaixadinhas com a bola e cruzou num balão para área. César de cabeça fez o gol do 2 a 1, do título. O time do Grêmio tinha jogadores magníficos naquela campanha como Renato Gaúcho e Tita, este fora da final. O guerreiro Hugo De Leon na zaga, o goleiro Mazaropi e o meia Osvaldo eram outras expressões daquele time que venceu a competição Continetal no dia 28 de julho de 1993. Não posso esquecer o Valdir Espinosa, ainda jovem, na sua maior conquista até hoje. Ele que como jogador havia sido dispensado do clube e prometera que um dia voltaria para fazer história no Grêmio. E fez.
O clube comemora hoje numa cerimônia no Olímpico. Lá estarão Fábio Koff, o presidente da época, jogadores, comissão técnica, dirigentes, jornalistas. Muita gente grisalha, muitos jovens que eram crianças de uma épica embrança do futebol gaúcho. Um título que marcou o início de uma nova era no Grêmio que no mesmo ano chegaria ao título Mundial e depois acumularia tantos outros títulos nacionais e internacionais.
Renato não deve vir para a comemoração. Foi avisado, mas parece estar contrariado com imagens dele que foram usadas pelo clube sem que ele recebesse parte dos lucros do vídeo. Uma pena que o Grêmio não tenha êxito ou Renato tenha então mascarado justo para o clube que o projetou. Um fiasco numa data tão importante. O futebol parece que não aprender a festejar suas vitórias com a mesma categoria que nossos times vencem grandes competições.
Segue o vídeo do Globo.com relembrando este grande momento que a geração dos jovens de 25 anos não viram e dos 30 nem lembra do que viveram, mas que jamais vão sair da história do Grêmio como primeiro time gaúcho campeão da América.

Nenhum comentário: