terça-feira, 2 de junho de 2009

Floripa fora da Copa é lamentável

charge by Frank Maia
Florianópolis é uma das cidades mais bonitas do mundo. Ficar de fora de uma Copa do Mundo é talvez o maior castigo para uma cidade que não pára de crescer sem deixar de ser bonita. Do ponto de vista turístico, assim como o Rio, Manaus e as cidades do Nordeste, Floripa é muito atraente. Imagina abrir um jogo da Copa com uma imagem aérea da cidade. Como pode Brasília ser sede da Copa do Mundo? É rídículo. Uma cidade sem qualquer atração turística, sem qualquer vocação para o futebol. Que tradição tem o futebol de Brasília? Foi uma escolha política mesmo.

Rio, Sampa, Porto e Belô são o centro do futebol nacional e não poderiam ficar de fora. Seria um castigo para a população destas cidades que leva multidões aos estádios onde estão os maiores clubes do País. Mesmo que apenas o Rio de Janeiro tenha um apelo turístico que não seja só comércio, gastronomia e negócios. O que se faz em Porto Alegre que não seja comer ou ir a shoppings? O refúgio no inverno é a Serra e no verão o litoral Norte. Qual o passeio turístico natural da cidade. O Guaíba sujo? O centro virado de costas para o Rio? As praças são sensacionais, mas me parecem voltadas para os moradores, não para o turismo. Não tem um brinquedo diferente. Aquele parquinho da Redenção é deprimente. Da época de meu avô. E se o trânsito das grandes cidades são complicados, o de Porto Alegre é o mais estúpido que já trafeguei.

Parece que quem planejou o trânsito da cidade precisa provar seu poder. Tudo é proibido. Dobrar, retornar, até andar reto muitas vezes é proibido. Vira e mexe, a mão inverte e se abre uma bifurcação. Só um exemplo absurdo: é proibido dobrar a direita na avenida Protásio Alves de quem desce a Vicente da Fontoura. A Perimetral na altura da Carlos Gomes com Nilo Peçanha tem sinaleira embaixo do elevado e nunca mais quem vai em direção à Av. Ipiranga dobra á esquerda na Av. Protásio Alves. E quantos bairros perderam as mãos duplas! Não sou técnico de trânsito, mas sou motorista há 22 anos. Nunca vi tamanha estupidez.

Bom, não vale a pena entrar neste tema do trânsito de Porto Alegre, senão vou ser multado. Voltamos a Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Paraná e outras regiões que também têm uma boa tradição no futebol. O problema de Florianópolis é o poder de mobilização. Como o próprio pessoal do Figueirense disse a cidade não abraçou a causa, parecia que era um projeto do Figueirense e era para todo o Estado catarinense. O ódio que o interior (que nem interior se considera) catarinense tem da Capital reflete nestas horas.

A situação do Aeroporto Hercílio Luz, mesmo com projeto de ampliação, e a distância do Orlando Scarpelli das praias da Ilha de Santa Catarina, também podem ter pesado contra. Seria melhor um projeto no Estádio da Ressacada, do Avaí que fica mais próximo das praias do sul. Com tantos atletas de peso como Gustavo Kuerten, Fernando Scherer, o time de vôlei da cidade liderado pelo Renan, faltou maior mobilização. É que Floripa tem na sua alma, na sua essência, um medo de que roubem o que a natureza lhe deu. Até porque muitos povos do Sul e de outras partes do Brasil e do Mundo foram para Floripa apenas para explorar, tirar proveito da cidade. Assim como vi muita gente da terra destruindo aquela maravilha e muito forasteiro que briga pela cidade pela sua preservação e crescimento sustentável. Mas perder para Brasília foi lamentável.

Nenhum comentário: